Páginas

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Em apoio à greve dos professores, alunos bloqueiam Fernandes Lima

Eles fazem coro às reclamações e reivindicam melhores condições estruturais
Do cadaminuto


por Redação
Em solidariedade aos professores estaduais que anunciaram o indicativo de greve para os próximos dias, alunos do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa) bloquearam a Avenida Fernandes Lima durante alguns minutos. A ação aconteceu no começo da manhã desta segunda-feira (12) e reuniu um grupo de cem estudantes de várias unidades de ensino da rede pública estadual. 
O trânsito ficou caótico na região e foi necessária a intervenção de policiais militares do Batalhão Escolar (BPE). Os alunos fazem coro às reclamações dos professores e reivindicam melhores condições estruturais. Outra questão colocada em pauta é a segurança do CEPA que há anos vem sendo questionada pelo alunado.
Na semana passada, os servidores da Educação do estado de Alagoas decidiram decretar greve nesta terça-feira (13). A decisão foi tomada pela categoria, por unanimidade, durante assembleia, após inúmeras reuniões ocorridas junto ao Secretário Adriano Soares para reivindicar a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).
A greve dos servidores
De acordo com Célia Capistrano, os professores paralisam as atividades, mas os rumos da greve podem mudar caso representantes do governo apresentem alguma proposta, o que será levado para aprovação da categoria. Até lá, a paralisação está mantida. “O governo disse que não pode implementar agora e nós dissemos que abriríamos mão e íamos esperar até janeiro, mas até agora não tivemos uma posição deles”, explicou Célia Capistrano, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), na semana passada. Sobre o tempo de duração da greve, Célia colocou que o calendário de atividades será definido à medida que a paralisação avançar.
O sindicato pede ainda a garantia de pagamento do retroativo a maio de 2012 para o pessoal de apoio e administrativo; vigência financeira do PCCS para o magistério (ativas/os e aposentadas/os) e secretário escolar, definida para janeiro de 2013; e pagamento das sobras do Fundeb sob forma de rateio para o magistério (ativo), conforme a Lei do Fundeb (Lei n° 11.494, de 20 de junho de 2007).
PCCS para o administrativo
A implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores administrativos e o rateio dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para os professores que estão em atividade foram anunciados por Adriano Soares na semana passada. Já as negociações para implantação do PCCS do magistério, que inclui os servidores inativos e aposentados, continuam, já que estes não podem beneficiados com o rateio dos recursos do Fundeb por força de lei.
As datas e os valores da implantação do pagamento do rateio serão anunciados pelo secretário na próxima semana, após a conclusão de análise e impacto financeiros na folha de pagamentos da Secretaria de Educação do Estado.
Ainda de acordo com Adriano Soares, a implantação do PCCS dos professores da ativa poderia ser feita neste momento, no entanto, o entrave fica por conta da vinculação com os servidores do magistério inativos, aposentados e pensionistas, que são pagos pela folha do tesouro estadual.
O secretário Adriano Soares afirmou que essa proposta foi lançada ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal), mas como não foi possível até o momento um acordo para a implantação do PCCS unificado, foi necessário adotar a desvinculação entre as duas categorias – os professores e os servidores administrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário